As soluções mais simples para atravessar de um lado para outro.
Durante todo o sempre os homens tentaram atravessar cursos de pequenas linhas de agua recorrendo aos meios materiais que dispunha no local desde troncos de árvores a pedras, mais mdernamente, cimento, betão, ferro, etc.
Rock Bridge, Nigéria
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Sc560B de 1990, Nigéria - Falso (?) |
As pedras, e, desde que os cursos de agua não tivessem períodos com grandes caudais, a disposição de pedras no rio, encaixadas entre si, permitiam um meio de atravessar com muito menor risco.
É o caso da seguinte solução, amontoar pedras com dimensão relativa que permitissem utilizar o lugar como passagem duma forma continuada/permanente.
O selo representado
Durante os anos 90, foram utilizados selos falsos, conforme o reproduzido, que apesar da muita má qualidade que apresentavam, durante muito e muito tempo as autoridades Administrativas Postais não se aperceberam, tendo circulado muitos destes selos para os Estados Unidos e Inglaterra, provocando um prejuízo enorme nos serviços postais de então.
Ponte pré-histórica Tarr-Stens em Exmoorr Somerset
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yt0506 de 1968, GB |
Lajes de pedra foram cuidadosamente colocadas no leito do rio por forma a permitir o escoamento de caudal, deixando aberturas com largura suficiente para colocar grandes lajes de pedra, algumas com cerca de 5 toneladas. Existe alguma controvérsia em classificar esta construção como pré-histórica.
Ponte antiga em Danish na Alemanha
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yt0431 de 1964, Dinamarca |
Situada na fronteira entre a Dinamarca e a Alemanha, trata-se duma construção muito simples, pedras aparelhadas colocadas umas em cima das outras, capeadas por lajes simplesmente apoiadas.
Jincheon Nongdari, Coreia do Sul
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yt2226 de 2004, Coreia do Sul |
Ponte construída provavelmente entre 918 e 1392, com comprimento original que ultrapassou os 100 metros, é um processo construtivo muito semelhante à ponte Tarr-Stens em Exmoorr Somerset, consistindo num aglomerar de pedras de grandes dimensões com espaço suficiente entre elas, para assentar lajes de pedra na horizontal permitindo a passagem com relativa segurança de peões, uma tecnologia primitiva que tem sobrevivido à alternância de monções e seca.
Passerelles em Edessa- Macedónia
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yt0468 de 1943, Grécia |
A solução mais simples vigas simplesmente apoiadas sobre o curso de agua, sem guardas nem outras complicações.
Pontes de barcaças em Budapeste
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yt2146/7 de 1971 |
Solução muito recorrida durante a idade média, séculos XVI e XVII, utilizando barcaças fundeadas no meio do rio distanciadas o suficiente para com pranchas de madeira executar um passadiço continuo duma margem para a outra. Tinham uma grande desvantagem que era a constante manutenção das barcas para as manter a flutuar e durante as enxurradas serem arrastadas pela corrente e praticamente tudo de novo tinha que ser reconstruído.
Ponte para pedestre no rio Kladaos
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yt1605 de 1984, ÁUSTRIA - |
Criação de zonas de regulação do caudal do rio com bacias de retenção, criação de um enroncamento aparelhado, se não der porque passa um grande caudal, há uma ponte mais acima ou mais abaixo para passar.
Ponte sobre o canal de Schleswig- Holsteinischer
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yt1056 de 1984, Alemanha |
É necessário passarem barcos com grandes mastros, pessoas e veículos no mesmo ponto, a solução mais simples é uma ponte levadiça com contrapesos, é fácil de manobrar, e a passagem está garantida.
"Low Level Bridge", Ponte de baixo nivel
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yt0178 de 1969, Rodésia do Sul - |
Este selo mostra uma ponte com o pavimento a um baixo nível. A maioria destas pontes foram construídas entre 1926 e 1933, num esforço para melhorar a comunicação da Rodésia a um custo baixo. Embora submersas pela água durante a temporada particularmente forte das chuvas, não deixava de ser um ponto certo e seguro para atravessar o rio a maior parte do ano.
Ponte para pedestre em Bamako no Sudão
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yt0025 de 1947, África Ocidental Francesa |
Exemplo de solução simples, ponte sem guardas, laje horizontal, talha mares, a corrente pode galgar a ponte, não há obstáculos em que se possam prender ramos, folhas e árvores e a ponte estará pronta para ser utilizada.
Nossa, meu sonho ter uma coleção dessas! Tb tenho alguns textos vídeos que talvez te interesse ou aos seus leitores:
ResponderEliminarCorreia transportadora, Fabricação de estruturas metálicas, Pontes metálicas, Pontes rolantes, Pivô central, Correia transportadora. Obrigado. Grd abço!