quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Os recordes de vãos

O Primeiro Vão, ano 217AC

não tenho nenhum suporte filatélico para documentar.

Fontes atribuem um vão de 37m à Puente de Martorell, Espanha, construída pelos romanos em 217AC.
Foto da ponte atual
A atual Ponte do Diabo (Espanhol Puente del Diablo) é uma ponte medieval que cruza o rio Llobregat em Martorell-Catalunha, Espanha. A ponte atual, com um grande arco ogival, foi construída em 1283 sobre as fundações de uma ponte romana. O vão principal tem 37,3m, com uma capela de pedra no topo.

A ponte foi destruída em 1939 durante a guerra civil espanhola, e reconstruída em 1965 de uma forma geral, semelhante à estrutura gótica. Não está claro nos dias de hoje quantos metros abrangia o arco original da ponte romana ali existente, mas especula-se que teria os atuais 37metros

O Segundo maior vão, ano 104DC

Está documentado, existindo nos dias de hoje vestígios das fundações e alguns pilares, e que se tratava duma ponte em arcos de madeira com vãos de 52m, mandada construir no ano 104DC por Trajano para invadir a Dácia, atual Roménia.

Ponte de Trajano

Emissão Roménia 1932
Emissão 1975


Emissão 1992


Ponte de Trajano (romeno Podul lui Traian) ou Ponte de Apolodoro sobre o Danúbio foi uma ponte romana construída na parte inferior do Danúbio.

Embora tenha durado menos de 200 anos, foi a maior ponte em comprimento jamais construída durante mais de 1.000 anos, demonstrando a capacidade técnica que os romanos atingiram durante a sua expansão do império em todo o mediterrâneo. A ponte foi projetada/construída pelo arquiteto grego Apolodoro de Damasco, para a implantação e manutenção das tropas romanas na Dacia (atual Roménia), em 105 DC.

O Terceiro maior vão, ano 600DC

não tenho nenhum suporte filatélico para documentar.
Foto do monte de entulho que se supõe ser um dos pilares construídos no meio do riu.
Aspeto que teria a suposta ponte aqui existente
Puente de Yaxchilan, México, especula-se a existência desta ponte pelos vestígios dos pilares existentes no meio do rio Usumacinta, com um vão de 62m, tratar-se-ia duma ponte em suspensão por cordas e teria sido construída por volta do ano 600DC.
yt1394 de 1962, China-Rep Popul 
Ponte Chu Pu em Kwam Hsien 
Zhupu Qiao (ponte), sobre o Min. Guanxian, Província de Sichuan

Os Mayas teriam construído uma ponte pênsil sobre o rio no final do século 7. A ponte que contou com três vãos sendo espectável uma vão de 62m, no entanto ainda não foi provada a sua existência real

O Quarto maior vão, ano 1377

não tenho nenhum suporte filatélico para documentar


Pont Trezzo, Italia, com um vão de 72m, construída no ano de 1377, com um arco em alvenaria de pedra.

Atualmente só existem os pilares e o início do arco


O Quinto maior vão, ano 1705


yt1060 de 1955, China-Rep Popul - Ponte Lu-Ting - tomada
Lu-Ting/Luding, China, com um vão de 103m, sobre o Riu Dadu, ano de 1705, suspensão por correntes de ferro.

Existem dois selos da china (que não tenho)

O Sexto maior vão, 1757

não tenho nenhum suporte filatélico para documentar

Schaffhausen, Suiça, com um vão de 119m, sobre o (?), ano de 1757, treliça de madeira.

Não sei se existe suporte visual


O Sétimo maior vão, ano 1808

não tenho nenhum suporte filatélico para documentar

Schuylkill Falls bridge, USA - Filadelfia, com um vão de 124m, sobre o (?), ano de 1808, Suspensão.



Chain Bridge na Cachoeira de Schuylkill, era uma ponte suspensa com cadeias de ferro construída sobre o rio Schuylkill em1808, ao norte da Filadélfia, Pensilvânia. Desenhado por James Finley, tornou-se o modelo para todas as pontes suspensas construidas posteriormente, nomeadamente com o tabuleiro sustentado por cadeias de ferro.

A Ponte Chain tinha dois vãos:. Uma uma oriental de 200 pés (60,96 m), e um ocidental de cerca de 100 pés (30,48 m)

A ponte colapsou parcialmente em 1810 e definitivamente em 1816 devido ao peso da neve

De acordo com esta descrição o vão registado não está em conformidade com a actual tabela.

O Oitavo maior vão, ano 1820

não tenho nenhum suporte filatélico para documentar

Union/Tweed, GB - Berwick, com um vão de 137m, sobre o (?), ano de 1820, Suspensão por correntes de ferro


The Union Bridge (also Union Chain Bridge[1]) is a suspended-deck suspension bridge that spans the River Tweed between Horncliffe, Northumberland, England and Fishwick, Borders, Scotland. When it opened in 1820 it was the longest wrought iron suspension bridge in the world with a span of 137 metres (449 ft), and the first vehicular bridge of its type in Britain.
Although work started on the Menai Suspension Bridge first, Union Bridge was completed earlier. Today it is the oldest suspension bridge still carrying road traffic. It lies on Sustrans Route 1 and the Pennine Cycleway.


Apenas conheço fotos

O Nono maior vão, ano 1826


Menai Straits Bridge, GB - Anglesey, com um vão de 177m, sobre o (Estreito de Menai), ano de 1826, Suspensão por correntes de ferro

Gran Bretanha, (Yt 508 de 1968)


O Décimo maior vão 


Fribourg BridgeFribourg, Suiça , com um vão de 273m, sobre o sobre o rio Sarine, ano de 1834, Suspensão






O Décimo Primeiro maior vão 


Wheeling BridgeWest Virginia, USA, com um vão de 308m, sobre o (?), ano de 1849, Suspensão

O Décimo Segundo maior vão 


Lewiston Bridge, USA, com um vão de 318m, sobre o Niagara River, ano de 1851, Suspensão por correntes de ferro

O Décimo Terceiro maior vão 

13-Cincinnati Bridge,  , USA, com um vão de 322m, sobre o Ohio River, ano de 1867, Suspensão

O Décimo Quarto maior vão 

14- Clifton Bridge,  , USA/Canada, com um vão de 386m, sobre o Niagara Falls River, ano de 1869, Suspensão

O Décimo Quinto maior vão 

15- Brooklyn Bridge,  , New York, com um vão de 486m, sobre o (?) River, ano de 1883, Suspensão
USA, (Yt 1475 de 1983 - Sc 2029 - Mi 1610)

O Décimo Sexto maior vão 

16- Firth of Forth Bridge,  , Edinburgh, UK, com um vão de 521m, sobre o (?) River, ano de 1890, treliça de aço.
Postal não circulado


O Décimo Sétimo maior vão 

17- Quebec Bridge,  , Quebec City, Canada, com um vão de 549m, sobre o (?) River, ano de 1917, treliça de aço

O Décimo Oitavo maior vão 

18- Ambassador Bridge, Detroit, MI, USA , com um vão de 564m, sobre o (?) River, ano de 1929, Suspensão

O Décimo Nono maior vão 

19- George  Washington Bridge,  , New York, NY, USA, com um vão de 1067m, sobre o (?) River, ano de 1931, Suspensão
USA, (Yt 563 de 1952)

O Vigésimo maior vão 

20- Golden Gate Bridge,  , San Francisco, CA, USA, com um vão de 1280m, sobre o (?) River, ano de 1937, Suspensão

O Vigésimo Primeiro maior vão 

21- Verrazano-Narrows Bridge,  , New York, NY, USA, com um vão de 1298m, sobre o (?) River, ano de 1964, Suspensão
USA, YT 774 de 1964


O Vigésimo Segundo maior vão 

22- Humber Estuary , Kingston-upon-Hull, UK, com um vão de 1410m, sobre o (?) River, ano de 1981, Suspensão
Gran Bretanha, YT 1091 de 1983

O Vigésimo terceiro maior vão do mundo, e, atualmente o recorde absoluto da maior distancia entre apoios 

23- Akashi-Kaikyo, Kobe-Naruto, Japão , com um vão de 1991m, sobre o estreito de mar, ano de 1998, Suspensão
Japão, Yt 2433 de 1998


2 comentários:

  1. Sou brasileiro e coleciono selos do tema PONTES, VIADUTOS e AQUEDUTOS.
    Tenho interesse em fazer intercambio filatélico.
    josepaulolopes@oi.com.br
    José Paulo Lopes

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    1. Peço desculpa por só agora estar a responder mas acabei de ver a sua mensagem.Também estou interessado em fazer um intercâmbio sobre o tema, até porque tenho faltas do Brasil. Diga-me por favor quais as faltas que tem sobre (principalmente sobre Portugal)e depois diga-me o endereço para onde devo mandar o que entretanto for conseguindo encontrar.
      Cumprimentos
      Carrasquinho

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